Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO PETROLINA FM 98,3, petrolinafm.com!

Buscar  
Hora Certa

Redes Sociais
+ Acessadas
Mulher é agredida com socos pelo companheiro no Dom Avelar em Petrolina
Minha Casa Minha Vida terá mudanças
Irmã de vice-prefeito de Bodocó (PE) presa por racismo é nomeada secretária de Igualdade Racial em Pernambuco
Locutores
Isnaldo Nogueira
Iranildo Figueiredo
Ivo da Hora
Sidiney (Cebolinha)
Edenevaldo Alves
Cesar do Lau
CALIAN LIMA
Enquete

Na sua opinião, o Hospital Universitário deve servir só a Petrolina?

Não

Sim


Equipe
Janko Moura
Isnaldo Nogueira - Apresentador Forró, Verso e Viola
Leche Silva - Estagiária do Programa Viva Bem
Ivo da Hora - Apresentador do Programa Rota 98
Iranildo Figueiredo - Apresentador do Programa Vaquejada e Forró
Lara Cavalcanti - Apresentadora e CEO do Programa Viva Bem
Sidney (Cebolinha) - Apresentador do Programa Sabado Show
Lelson Santos - Apresentador do Programa Resenhando
Calian Lima - Sonoplasta e Programador
Cesar do Lau - Apresentador do Forró Poesia e Noticias
Videos
12/03/18Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
Publicidade Lateral
Banner Lateral 03
Banner Lateral 02
Top Música
1
Desejo De MeninaMinha Princesa
2
Ivete e CrioloLábios De Mel
3
Wesley SafadãoNão Conto
4
Gustavo LimaMilu
5
ZE VAQUEIRODECIDA
6
TIERRY FEAT GUSTAVO LIMAACERTOU NA MOSCA
7
DANIELCASAVA DE NOVO
8
DIEGO E VITCTOR HUGO FEAT SAIA RODADAPISADINHA
9
MAIARA E MARAÍSAAÍ EU BEBO
Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 3622829

Usuários Online: 1

Brasil

Bahia terá cirurgia de mudança de sexo através do SUS

Publicada em 10/10/16 às 09:37h - 452 visualizações RÁDIO PETROLINA FM 98,3,

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Bahia terá cirurgia de mudança de sexo através do SUS
 (Foto: RÁDIO PETROLINA FM 98,3,)

A Bahia está a um passo de ter sua primeira unidade hospitalar de saúde pública a realizar o processo transexualizador através do Sistema Único de Saúde (SUS). Após receber autorização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, aguarda habilitação do Ministério da Saúde (MS) para iniciar o atendimento às pessoas transexuais e transgêneros.

De acordo com a endocrinologista responsável pelo Ambulatório Transexualizador do Hupes, Luciana Barros Oliveira, será oferecido suporte durante todo o processo, desde o atendimento psicoterapêutico até a hormonioterapia. "Vamos oferecer atendimento tanto com psiquiatras, quanto com psicólogos, por no mínimo dois anos. Além de acompanhamento endrocrinológico e orientação do homonioterapia, porque a gente sabe que muitas pessoas trans fazem homonioterapia por conta própria, que, geralmente, aumentam o efeito colateral e não trazem benefícios reais em aspecto estético, mudança e adequação do corpo", informou.

As pessoas que desejam realizar modificações corporais, em função de um desacordo entre seu sexo biológico e o seu gênero, são assistidas pelo SUS desde agosto 2008, quando o MS publicou a Portaria Nº 457. "Pela portaria, também ofereceremos acompanhamento até um ano depois da cirurgia, que é para ajudar nessa adaptação desse corpo novo, de seu funcionamento. E, depois disso, a pessoa vai seguir fazendo só a hormonioterapia, que se torna necessária a toda pessoa trans", destacou a endocrinologista.

Luciana Barros também garante que todos os funcionários - dos que trabalham na segurança da clínica aos que realizam procedimentos cirúrgicos - foram capacitados para melhor atender o público em questão. "Esperamos que o Ministério da Saúde nos autorize o mais rápido possível, porque já estamos preparados para começar o atendimento", afirmou.

Para realizar qualquer procedimento é preciso ter idade mínima de 18 anos. Em se tratando de cirurgia para mudança de sexo, a idade mínima é de 21 anos.

Carência

Apesar de Ministério da Saúde oferecer atenção às pessoas nesse processo desde 2008, apenas cinco hospitais, todos universitários, estão habilitados para realizar o processo transexualizador. São eles os Hospitais das Clínicas de Recife, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio. Para a responsável pela implantação do projeto na Bahia, será uma avanço poder atender à população do Estado, bem como ajudar do atendimento de pessoas que moram em outros estados.

Alguns baianos, antes mesmo de o processo ser iniciado, estão questionando sobre o sistema público de saúde da Bahia ser carente para outras patologias, e querer iniciar esse novo tipo de atendimento. Sobre isso, a responsável pelo Ambulatório Transexualizador no Hospital das Clínicas faz um alerta para o que determina a Constituição Brasileira.

"A Saúde é um direito de todo cidadão, que deve ser assegurada pelo Estado. Não é porque algumas pessoas vêem esse público de forma diferente, que eles não têm direito. Muito pelo contrário, a população trans foi desassistida durante todo esse tempo. Assim como as lésbicas e os gays, que sofrem por não terem acesso adequado à Saúde. Então, o que a gente quer é reparar essa falha que temos até hoje. É indiscutível que a Saúde é deficiente para todas as pessoas, que infelizmente não é como gostaríamos. Mas, você não pode excluir pessoas da atenção, para dar melhor atenção aos outros", pontuou Luciana Barros.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
AV. Francisco Coelho de Amorim , Nº 45, BAIRRO: José e Maria, CEP 56320-440 - PETROLINA/PE FONES: (87) - 3867.1049 - (87) - 3861.5555 - (87) 8802.1892 EMAIL: radiopetrolinafm@hotmail.com ou petrolinafmcomercial@hotmail.com - por Site Gerenciavel
Copyright (c) 2024 - RÁDIO PETROLINA FM 98,3, - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD