Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO PETROLINA FM 98,3,!

Buscar  
Hora Certa

Redes Sociais
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
+ Acessadas
Mulher é agredida com socos pelo companheiro no Dom Avelar em Petrolina
Minha Casa Minha Vida terá mudanças
Irmã de vice-prefeito de Bodocó (PE) presa por racismo é nomeada secretária de Igualdade Racial em Pernambuco
Gasolina sobe 19,5% em seis meses e já beira os R$ 5 em algumas cidades
Guarda Civil Municipal prende homem suspeito de tráfico de drogas em Petrolina
Evangélicos impulsionam Bolsonaro e Marina e derrubam Lula, revela Datafolha
Enquete

Na sua opinião, o Hospital Universitário deve servir só a Petrolina?

Não

Sim


Videos
12/03/18Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
Publicidade Lateral
Banner Lateral 03
Banner Lateral 02
Equipe
Calian Lima - Sonoplasta e Programador
Cesar do Lau - Locutor Apresentador
Nina Duarte - Gerente Adm/Financeiro/Comercial
Vanya Alves - Produtora dos Programas: Edenelvado Alves e Ronda Policial
Apresentador/Gerente de Programação
Jorge Cirilo - Motorista
Evanilson Barbosa - Reporte Policial
Top Música
1
Desejo De MeninaMinha Princesa
2
Ivete e CrioloLábios De Mel
3
Wesley SafadãoNão Conto
4
Gustavo LimaMilu
5
ZE VAQUEIRODECIDA
6
TIERRY FEAT GUSTAVO LIMAACERTOU NA MOSCA
7
DANIELCASAVA DE NOVO
8
DIEGO E VITCTOR HUGO FEAT SAIA RODADAPISADINHA
9
MAIARA E MARAÍSAAÍ EU BEBO
Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 3397139

Usuários Online: 17

Bahia

SINAL VERMELHO: USINA DE SOBRADINHO PODE TER DE PARAR DE GERAR ENERGIA

Publicada em 29/09/15 às 11:26h - 505 visualizações RÁDIO PETROLINA FM 98,3,

Link da Notícia:
Compartilhe
   

SINAL VERMELHO: USINA DE SOBRADINHO PODE TER DE PARAR DE GERAR ENERGIA
 (Foto: RÁDIO PETROLINA FM 98,3,)

O nível no reservatório de Sobradinho, principal reserva de água da região Nordeste, está em queda e pode atingir, ainda neste ano, um número próximo a zero.

Em um cenário extremo de falta de chuvas, o reservatório alcançaria apenas 2% a 3% da capacidade útil ao final de novembro, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Nesse caso, a geração de energia na usina de Sobradinho seria inviabilizada e o risco de desabastecimento de água para o consumo humano cresceria a patamares considerados limites.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o reservatório opera atualmente com 9% do volume útil. Ao final de outubro, esse número pode cair a 6% e, então, o volume de chuvas em novembro passaria a ser determinante para o futuro do abastecimento de água na bacia do São Francisco.

"Se assumirmos a possibilidade de chuva zero em novembro, chegaríamos ao final do mês com 2% a 3% da capacidade útil. Nesse caso, teríamos de discutir a situação de vazão. Mas o histórico mostra que sempre entra água nova no São Francisco em novembro", afirma o diretor de Operação da Chesf, José Ailton de Lima.

A estatal, uma empresa do grupo Eletrobrás, reduziu em duas oportunidades a vazão de água que passa pela barragem de Sobradinho. Em 2013, o volume foi reduzido de 2 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1,3 mil m³/s. Em julho, esse volume caiu de novo, então para 900 m³/s. Não fosse essa decisão o reservatório já estaria seco, segundo o diretor da Chesf.

O volume é considerado suficiente para garantir um nível mínimo de água no curso abaixo da barragem de Sobradinho, mas há questionamentos do Ministério Público sobre o tema.

A redução do nível de água nos reservatórios para um patamar próximo a 2% da capacidade de armazenamento obrigaria o desligamento da hidrelétrica de Sobradinho, usina com capacidade instalada de 1.050 MW, além de resultar em uma situação ainda mais adversa em termos de fornecimento de água às regiões localizadas às margens do São Francisco.

De acordo com Lima, a maior preocupação momentânea da Chesf, do governo federal, do ONS e do Ibama está relacionada ao abastecimento para o consumo humano, e não à geração elétrica.

"Hoje, temos as usinas eólicas, as térmicas e ainda podemos receber energia da região Norte. Por isso, nosso principal problema é 'esticar' a água até o final de novembro", afirma o executivo, em referência ao primeiro mês do chamado período chuvoso no Brasil.

? Se tivermos 70% a 80% da média histórica de chuvas (no período úmido), teríamos o reservatório com 60% da capacidade em abril, pelo menos. Se chover 100% da média de longo termo (MLT), então a barragem de Sobradinho já se recuperaria.

Carga

Dados de ontem (25) mostram que a carga de energia que circula pelo Nordeste está em aproximadamente 10,2 mil MW, sendo 2,8 mil de geração hidráulica. O envio de energia pelas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte pode chegar a 5 mil MW, o que reduz a preocupação quanto a um eventual desabastecimento elétrico.

Em função da capacidade de transferência de energia, a Chesf também observa de perto as indicações em relação ao volume de chuvas das regiões Sudeste ? que tem influência sobre a Bacia do São Francisco ? e Norte.

A sinalização do ONS para o volume de chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste é mais favorável. Se para o Nordeste a previsão de Energia Natural Afluente (ENA) em outubro é equivalente a 42% da média histórica, no Sudeste/Centro-Oeste esse número sobe para 98%.

Confirmadas as projeções, o volume de água nos reservatórios do Sudeste chegará a 31 de outubro com o equivalente a 28,9% da capacidade de armazenamento. No Nordeste, esse número está estimado em 9,5%.

(Fonte: R7.com)




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
AV. Francisco Coelho de Amorim , Nº 45, BAIRRO: José e Maria, CEP 56320-440 - PETROLINA/PE FONES: (87) - 3867.1049 - (87) - 3861.5555 - (87) 8802.1892 EMAIL: radiopetrolinafm@hotmail.com ou petrolinafmcomercial@hotmail.com - por Site Gerenciavel
Copyright (c) 2022 - RÁDIO PETROLINA FM 98,3, - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD