Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020

Buscar  
Redes Sociais


Hora Certa


Locutor (a)
PROGRAMA EDENEVALDO ALVES com Edenevaldo Alves
Enquete
Na sua opinião, o Hospital Universitário deve servir só a Petrolina?

 Sim
 Não

Publicidade Lateral
Top Música
1
A Culpa é Sua
Léo Satana
2
Sapequinha
Eduardo Costa
3
Minha Princesa
Desejo De Menina
4
Lábios De Mel
Ivete e Criolo
5
Não Conto
Wesley Safadão
6
Milu
Gustavo Lima
Estatísticas
Visitas: 2198273 Usuários Online: 246


Bate Papo

Digite seu NOME:


Pernambuco

Publicada em 13/12/16 às 03:59h - 252 visualizações
Prefeito Julio Lossio participa de reunião com membros do programa das Unidades de Conservação da Caatinga

RÁDIO PETROLINA FM 98,3,


 (Foto: RÁDIO PETROLINA FM 98,3,)

Os proprietários rurais que integram o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), participaram da última reunião prevista no calendário anual, na manhã desta segunda (12). O encontro contou com a presença do prefeito Julio Lossio, que falou sobre a importância do projeto.

"Em Petrolina, propusemos e iniciamos um modelo inovador de conservação de nossa Caatinga, com a criação das UCCAS, que envolvem o proprietário da terra em um processo de adesão voluntária, remunerando-o pela manutenção da fauna e da flora. O sertanejo que antes desmatava e caçava, agora cuida.O objetivo agora é estimular o desenvolvimento de atividades econômicas.O turismo rural, a apicultura com abelhas da caatinga, a produção cosmética e farmacêutica com as nossas espécies, cuja resistência, certamente, pode traduzir em importante inovação na cosmetologia e na farmacologia.Há muito a ser feito, pelo bem da Caatinga, pelo bem do sertanejo", destacou.

As unidades de conservação foram criadas através da Lei Municipal 2575/13, que prevê a remuneração de proprietários rurais para que estes possam preservar a fauna e flora típicas da Caatinga. A ideia do programa é fazer com que o homem inserido nesse ecossistema possa desenvolver atividades compatíveis com a conservação ambiental. Atualmente são dez participantes. Eles participam de atividades técnicas e recebem orientações sobre desenvolvimento sustentável. Durante todo este ano, por exemplo, aprenderam como desenvolver a meliponicultura.

A proprietária rural Fátima Souza, do Sítio Libia I, na localidade de Pau Ferro, falou sobre a satisfação em participar do programa. "No início, quando lançaram as UCCA´s, muita gente disse que não iria dar certo. Recebi muitos conselhos para não entrar. Hoje, praticamente três anos depois, vejo o quanto aprendi, o quanto foi importante. E quanto as pessoas que não abraçaram a ideia, hoje elas estão correndo atrás para ver se são inseridas".

Para o prefeito, as UCCA´s ainda representam um programa em crescimento, mas que têm tudo para ser referência não só no Estado, mas para todo o país. " Um dos objetivos é fazer com que as unidades sejam interligadas e possa ser criado um verdadeiro corredor ecológico para os animais. Como é um projeto inovador em nossa região, avaliamos que os primeiros passos foram exitosos. A gente tem a informação que algumas espécies da fauna estão reaparecendo. Isso é muito bom. Todos que acreditaram estão de parabéns".

A gestora da AMMA, Denise Lima, reforçou a importância dos produtores rurais abraçarem à iniciativa. "É um programa pioneiro no Estado de Pernambuco, do qual temos muito orgulho, sobretudo quando temos a ótica do quanto ele incita a conservação do bioma único que é a Caatinga. Além da conscientização dos proprietários rurais, também temos contribuído para o estímulo do desenvolvimento sustentável, mesmo quando o país enfrenta um período economicamente instável. A implantação das UCCAS evidencia o celeiro de oportunidades de trabalho através do Meio Ambiente", pontuou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Parceiros

AV. Francisco Coelho de Amorim , Nº 45, BAIRRO: José e Maria, CEP 56320-440 - PETROLINA/PE FONES: (87) - 3867.1049 - (87) - 3861.5555 - (87) 8802.1892 EMAIL: radiopetrolinafm@hotmail.com ou petrolinafmcomercial@hotmail.com - por Site Gerenciavel
Copyright (c) 2020 - RÁDIO PETROLINA FM 98,3, - Todos os direitos reservados