Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO PETROLINA FM 98,3,!

Buscar  
Hora Certa

Redes Sociais
Locutor (a)
+ Acessadas
Mulher é agredida com socos pelo companheiro no Dom Avelar em Petrolina
Minha Casa Minha Vida terá mudanças
Irmã de vice-prefeito de Bodocó (PE) presa por racismo é nomeada secretária de Igualdade Racial em Pernambuco
Enquete

Na sua opinião, o Hospital Universitário deve servir só a Petrolina?

Não

Sim


Videos
12/03/18Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
Publicidade Lateral
Banner Lateral 03
Banner Lateral 02
Equipe
Lelson Santos - Apresentador do Programa Resenhando
Calian Lima - Sonoplasta e Programador
Cesar do Lau - Apresentador do Forró e Poesia
Nina Duarte - Gerente Adm/Financeiro/Comercial
Edenevaldo Alves - Apresentador/Gerente de Programação
Evanilson Barbosa - Apresentador do Rota 98
Top Música
1
Desejo De MeninaMinha Princesa
2
Ivete e CrioloLábios De Mel
3
Wesley SafadãoNão Conto
4
Gustavo LimaMilu
5
ZE VAQUEIRODECIDA
6
TIERRY FEAT GUSTAVO LIMAACERTOU NA MOSCA
7
DANIELCASAVA DE NOVO
8
DIEGO E VITCTOR HUGO FEAT SAIA RODADAPISADINHA
9
MAIARA E MARAÍSAAÍ EU BEBO
Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 3414690

Usuários Online: 10

Pernambuco

Pernambuco valida teste RT-PCR para detecção do Câncer de Colo do Útero

Publicada em 12/09/2022 às 19:36h - 25 visualizações BLOG DO GONZAGA PATRIOTA

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pernambuco valida teste RT-PCR para detecção do Câncer de Colo do Útero
 (Foto: FOLHA-PE)

Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (12), os testes de validação do Kit Nacional de Biologia Molecular para detecção do câncer de colo de útero. A iniciativa tem parceria da Secretaria de Saúde do Recife e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Com um baixo custo, o exame tem a capacidade de identificar o DNA do Papilomavírus Humano (HPV). No Estado, a enfermidade faz 300 mulheres de vítimas por ano.

Durante a manhã desta segunda, 16 pacientes se submeteram à coleta do material ginecológico na Upinha Fernanda Wanderley, no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife.

Nos dias atuais, a maioria das coletas preventivas para detecção do câncer de colo de útero, no Brasil, é feita nas mulheres por meio do exame citopatológico, conhecido popularmente de Papanicolau. A nova plataforma utiliza a mesma tecnologia utilizada nos exames de detecção da Covid-19, por meio do RT-PCR. Esta análise que identifica o HPV através do DNA tem resultados mais rápidos – os do Papanicolau saem, em média, em 30 dias, e os por PCR Teste, em 15. Além disso, o Kit é mais sensível e eficaz no diagnóstico. Tudo isso com um valor que poderá ser absorvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo teste faz parte do Programa “Útero é Vida”, que tem como meta reduzir os números de câncer de colo do útero no Estado. Para a validação Kit Nacional na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão ser feitos um total de 1.500 testes, nos próximos dias. Outras oito unidades dos Distritos II e VII do Recife, mais a Upinha Fernanda Wanderley, participam dessa fase de trabalhos. Na segunda etapa, a partir da liberação da Anvisa, o Kit Nacional poderá ser usado em larga escala em Pernambuco.

Durante o lançamento, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou o envolvimento de entidades nacionais e internacionais no Programa “Útero é Vida”. “Várias instituições se reuniram para mudar o cenário do câncer de colo do útero em Pernambuco e no Brasil. Esse kit permite um diagnóstico com maior segurança, gerando uma comodidade maior para a mulher. Se o exame dela der negativo, por exemplo, essa mulher só precisará fazer um novo exame a cada cinco anos. O desenvolvimento desse kit nacional vai ser um diferencial no diagnóstico dessa doença, que mata uma mulher por dia, em Pernambuco”, afirmou André Longo.

Representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross explicou que o sucesso dos testes do Kit está alinhado a uma perspectiva que ultrapassa as fronteiras de Pernambuco. “A coisa mais difícil que temos é o diagnóstico. Se não temos um diagnóstico que seja certo, acessível para nossos países e seja aceito por nossas mulheres, nós não temos como fazer um diagnóstico que precisamos para um câncer que é curável. Por isso, o teste é relevante não só para Pernambuco, mas para todo sistema de saúde do Brasil e dos países pan-americanos”, enfatizou Socorro Gross.

A dirigente da OPAS ainda enfatizou a representatividade desse novo passo do “Útero é Vida” para as mulheres. “O custo da testagem com outros kits é muito alto. E esse kit, que tem valor mais acessível, vai melhorar a linha de cuidado do câncer do colo de útero para que se possa eliminá-lo como um problema de saúde pública. É uma iniciativa que vai para as mulheres e para a família. Quando uma mulher deixa de morrer de um câncer que dá muito tempo para ser diagnosticado, que pode ser evitado, eu me sinto representada como mulher”, concluiu.

Fonte: Folha-PE




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
AV. Francisco Coelho de Amorim , Nº 45, BAIRRO: José e Maria, CEP 56320-440 - PETROLINA/PE FONES: (87) - 3867.1049 - (87) - 3861.5555 - (87) 8802.1892 EMAIL: radiopetrolinafm@hotmail.com ou petrolinafmcomercial@hotmail.com - por Site Gerenciavel
Copyright (c) 2022 - RÁDIO PETROLINA FM 98,3, - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD